Odontologia integrativa
Você já ouviu falar nas Práticas Integrativas e Complementares, as PICs?
São tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais que vão complementar as terapias convencionais, visando a assistência e a saúde do paciente, seja na prevenção, tratamento ou cura, considerando-o como mente/corpo/espírito e não um conjunto de partes isoladas.
Hoje, temos 29 práticas integrativas aprovadas pelo Ministério da Saúde, sendo que o CFO reconhece duas delas como áreas de especialização: acupuntura e homeopatia. Outras seis práticas estão inseridas no contexto de habilitação: fitoterapia, terapia de florais, hipnose, laser, odontologia antroposófica e a mais recente delas, a ozonioterapia.
Este conceito propõe que o dentista observe de maneira mais profunda os sinais e sintomas dos pacientes, com uma visão multidisciplinar. Respeitando as individualidades e necessidades de cada um.
Dessa maneira, não se observa apenas os sintomas pontuais ou órgãos separadamente, entende-se que qualquer desequilíbrio, seja emocional ou orgânico, pode gerar alterações em todos os sistemas do corpo humano. Portanto, impactando assim a saúde bucal dos pacientes.
É importante ressaltar que para aplicar qualquer uma dessas técnicas na odontologia é necessário especialização, habilitação e conhecimento das mesmas.
Em breve ofereceremos aos nossos pacientes a laserterapia, ozonioterpia e aromaterapia.